Pesquisar

sexta-feira, 4 de março de 2011

O verdadeiro Mordomo ama e intercede até pelos que o trai.

Queridos,
Quero deixar hoje uma simples palavra que veio ao meu coração ontem ao ler os capítulos 13 e 14 de Números, e que colaboraram para a criação deste novo blog. Nesta passagem vejo a atitude de um dos melhores Mordomos do Senhor que muito nos ensina a respeito de liderança.

Estes capítulos contam a história do povo de Israel que se encontra no deserto de Parã e ali o Senhor ordena que Moisés envie homens a espiar a terra de Canaã. Quando estes voltam inflamam a Israel dizendo que o povo que morava em Canaã era muito forte, com homens de grande estatura. Nisto temeu o povo, choraram e murmuraram contra Moisés e seu Irmão Arão, mais uma vez dizendo: Quem dera tivéssemos morrido no Egito, ou mesmo neste deserto! (...) Não nos seria melhor voltar ao Egito? (...).
(Às vezes me pego perguntando como este povo, após ver tantas maravilhas e livramentos do Senhor, conseguia ainda duvidar da mão poderosa do Senhor à favor deles, e isto é difícil até de imaginar).

Então a Bíblia narra que Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos diante de toda a congregação dos filhos de Israel, aparecendo aí Josué e Calebe rasgando suas vestes, os únicos dos que foram espiar que creram na mão poderosa do Senhor, e tentam ali encorajar o povo a não temer pois o Senhor era com eles. Mas TODA a congregação disse que os apedrejassem (Moisés, Arão, Josué e Calebe), o que não se concretizou devido a intervenção do Senhor (que sempre é e será o protetor dos seus). O povo chega ao cúmulo de querer apedrejar àquele a quem sempre os liderou e que era o elo entre o povo de Israel e Deus, o homem que conversava tete a tete com o Senhor e que intercedia por eles.

E até aqui já podemos refletir em várias lições às nossas vidas, porém o que mais me impressiona é a Atitude de Moisés (um exemplo de mordomo fiel) após toda esta infidelidade do povo:

O Senhor apareceu na tenda da congregação quando o povo disse para os apedrejarem e diz a Moisés: Até quando me provocará este povo? Até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele? Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei, e farei a ti povo maior e mais forte do que este.

E é neste momento que peço a atenção de todos vocês que possuem a vontade de liderar ou que já exercem liderança a qualquer tipo de grupo, e que querem cada dia mais crescer nesta habilidade:
- Na intimidade que Moisés aqui demostra com o seu Mestre;
- No zêlo pelo povo que carrega o nome do seu Mestre;
- No amor e servidão aos servos do Mestre a qual foi constituído como líder (Mordomo), intercedendo por eles mesmo tendo murmurado contra ele e o traído tentando o matar.

versículo 15 , Moisés diz ao Senhor: (...) E se matar a este povo como a um só homem, então as nações, que antes ouviram a tua fama, falarão, dizendo: (16) Porquanto o Senhor não podia pôr este povo na terra que tinha jurado, por isso os matou no deserto. (...)
(...) versículo 19 - Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui. (20) E disse o Senhor: Conforme a tua palavra lhe perdoei.

QUE LIÇÃO DE LIDERANÇA!


APLICAÇÃO:

1º - Intimidade com o Mestre:

O bom mordomo tem um grau de intimidade com o Seu Senhor, onde seu Mestre confia nele para executar as obras que Ele quer, seja na Sua casa, seja com Seus servos, e a lição que tiramos daqui é que sem a comunicação genuina com o Senhor, não há como sermos mordomos, não há como cumprir as ordens, pois não a conhecemos. SEM ORAÇÃO, NÃO HÁ MORDOMIA, NÃO HÁ INTIMIDADE. Reflita nisso!

2º - Zêlo pelo Nome do Senhor, pelo povo que carrega o Seu Nome, pela Casa do Senhor:

O verdadeiro mordomo zela pelo Nome do Seu Senhor, tem reverência, é cuidadoso com tudo aquilo que Carrega o Nome d'Ele. Isto é muito importante queridos, pois receber a ordem, ter intimidade é o primeiro passo, mas agora temos a ação, para atingirmos o grau de mordomia, de co-herdeiros com Cristo, precisamos cuidar em como usamos o Nome de Cristo, cuidar de Sua Igreja que carrega o Seu Nome o peito, esta é a função do Mordomo-Servo (líder), cuidar com reverência. Isto Moisés nos ensinou.

3º - Amor e Servidão aos Servos do Senhor a qual Ele o confiou:

Ah Querido, este terceiro ponto é onde nos separa muitas vezes de cumprirmos a obra por completo. Pois vemos que tudo se resume em amar, amar a Deus e amar ao próximo. Para aqueles que possam duvidar, veja o que Paulo diz em 1ª Coríntios 13, os dez mandamentos, por exemplo, mostram-nos que os 4 primeiros nos ensinam em como amar a Deus, e os outros 6 em como Amar ao próximo, analisem! Meu irmão, vc que quer ser um líder abençoado por Deus, tem que crescer na habilidade de amar, é imprescindível, os grandes homens e mulheres de Deus, cresceram em sua habilidade de amar a Deus e ao próximo, e isso serve para todos nós, todos nós, principalmente você, escolhido para ser Mordomo do Mestre.

Moisés aqui me surpreende, o mesmo povo que a instantes o quiz matar, e ele agora INTERCEDE por eles, realmente uma aula, será que eu faria o mesmo? Você faria o mesmo? Pois é, o verdadeiro mordomo ama, simplesmente ama até quem o trai, esta aí o segredo pra se tornar um líder cada vez amado, mas não é fácil por em prática, porém possível. Seja um mordomo assim como Moisés, ame! Simplesmente AME, mesmo se está difícil, se estão se levantando contra você e sua liderança, interceda por eles! O Senhor é contigo por onde quer que andares, e será abençoado tu e tua casa, Pois os que amam ao Senhor e o seu povo, Ele tem um carinho especial, pode acreditar!

ORE, CUIDE, AME! Seja o Mordomo Fiel que Deus quer de Você!

Deus te abençõe!

Glenn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui, deixe sua opinião.